Foi o tempo em que um promotor de vendas era visto como “alguém que não teve outra oportunidade na vida” e por isso teve que trabalhar como promotor. Falo isso com experiência própria, pois dos 23 anos de vivência nesse mercado percebo que o conceito que se tem com relação a esse profissional vem mudando, talvez com passo de tartaruga é verdade, mas vem mudando.
A verdade é uma só, o profissional de merchandising está na linha de frente combatendo as ações da concorrência e claro atuando como negociador da indústria com o varejo. Ele é o profissional que cuida da exposição dos produtos, não só acompanha a sua rotatividade, mas utiliza as técnicas de merchandising para acelerar a venda principalmente daqueles produtos de baixo giro que precisam de alguma ação ou apenas de uma melhor exposição. Isso para citar algumas das suas principais funções.
Antes de recrutar um promotor o que o trade marketing precisa avaliar para ser mais assertivo? Experiência anterior sim ou não?
Aqui nós temos três situações:
A primeira é que algumas empresas, eu diria a maioria, que prefere contratar um profissional que já tenha experiência como promotor de vendas de no mínimo de um ano e com atuação no mesmo ramo de atividade.
A segunda são aquelas empresas que são formadoras de mão de obra e estas não exigem experiência anterior. Aqueles que optam por essa estratégia devem ter bem em mente que precisará dar o devido treinamento para esse profissional para que ele possa dar o retorno esperado. Se você não tem a possibilidade de dar esse treinamento é melhor escolher a primeira opção. Outra característica que se deve levar em conta quando se escolhe essa opção é justamente o fato de que esse profissional não venha com os vícios de mercado e de outras empresas.
Na terceira situação temos aquelas empresas que optam por contratar repositores de supermercado, ou seja, buscam uma alternativa entre a primeira e segunda situação. É uma boa estratégia já que o repositor de supermercado tem uma certa experiência, básica, mas que será útil para o promotor de vendas no seu dia a dia, sem falar que ele também já estará familiarizado com o ambiente de loja. A única cautela que se deve ter é de não “comprar briga” com o varejista por contratar um funcionário dele para trabalhar na sua empresa.
Ter iniciativa é fazer acontecer independente dos outros. Para o promotor é fundamental ter iniciativa, não esperar que o mandem fazer as coisas, afinal de contas ele é um profissional de campo e não terá ninguém ao seu lado para lembrá-lo disso ou daquilo, isso deve estar muito bem fundamentado na sua filosofia de trabalho.
Por exemplo: Se o promotor avista um shopper indeciso, deve abordá-lo imediatamente, mas nunca de maneira brusca ou apresentando a marca sem nem perguntar se a pessoa quer ajuda ou tem interesse em ouvir sobre a marca que representa. Não adianta falar para quem não quer ouvir. Essa atitude pode até gerar uma imagem negativa da marca.
Talvez esse pré-requisito seja o mais importante para um promotor de vendas. Se ele for desorganizado, provavelmente, o PDV também será. A organização pressupõe um profissional que tenha em algum lugar anotado as visitas aos PDVs (com local, data e hora), que tenha um checklist diário e também uma rotina bem definida. O promotor geralmente trabalha em mais de um PDV e com tantas informações, se não for sistemático e metódico, vai cometer erros e prejudicar a marca.
Que outra particularidade você acredita que o gestor deve buscar ao recrutar promotores de venda? Compartilhe conosco. Forte abraço a todos e boas vendas.
Fundador do PDV CRIATIVO
Possui mais de 20 anos de expertise no varejo com cases de sucesso em empresas como: Selmi, Mabel, Marilan, Itaipava, M Dias Branco entre outras.