Infelizmente essas coisas são muito comuns no dia a dia de um promotor de vendas. Eu mesmo me deparei muitas vezes com situações como: preços que foram retirados e jogados fora, produtos retirados e colocados em carrinhos de supermercado ou em caixas e levado para o depósito, o que tornava difícil achar já que o produto era colocado em caixas não identificadas e muitas vezes acabavam vencendo já que a única pessoa que sabia da existência desse produto no depósito era quem há levou para lá.
Enfim são coisas que podem tirar qualquer um do sério e na maioria dos casos a primeira reação é revidar. Nunca fui a favor de usar essas trapaças ou qualquer tipo de desonestidade para sobressair aos meus concorrentes e posso garantir que não é a melhor maneira de se destacar no mercado. Muito pelo contrario, poderia mencionar muitos exemplos de promotores que faziam esse tipo de coisa e no fim acabavam sendo expulsos das lojas e perdendo seu emprego. Mas já que reagir não é a melhor maneira de lidar com isso, o que devemos fazer se isso acontecer conosco?
A maneira de reagir vai varear dependendo do que aconteceu. Por exemplo: você está percebendo que suas etiquetas de preço estão sendo retiradas, isso acontece principalmente quando o seu preço é menor do que a concorrência, ou quando seu produto está em promoção. Nunca devemos sair apontando o dedo para ninguém, ou sair falando para todo mundo que alguém esta tentando boicotar seu trabalho e que você vai pegar ele e dar uma lição. A atitude sábia nesse caso é primeiro tirar outra etiqueta de preço e colocar novamente e em seguida conversar com o repositor da seção, mas sem nenhuma acusação e pedir para ele observar se alguém está tirando suas etiquetas de preço e se por acaso ele pegar o “mal feitor no ato do crime”, deve chamar o gerente ou encarregado para conversar com ele.
Embora a maneira de reagir dependa muito de cada caso, gostaria de citar alguns princípios que podemos seguir e que nos manterá livres de problemas com nossos concorrentes e com qualquer funcionário nas lojas que trabalhamos.
Em hipótese alguma discuta com seu concorrente dentro da loja. Se tiver a oportunidade de conversar amigavelmente converse, mas se perceber que as coisas estão tomando outro rumo pare no mesmo momento.
Dependendo da gravidade do assunto informe o gerente ou encarregado da loja. A titulo de exemplo mencionei no inicio do artigo que há promotores que retiram nosso produto da loja e levam para o depósito. Esse é um caso grave e que deve ser informado ao gerente. Mas não acuse ninguém, deixe que o gerente procure o culpado e cuide do assunto.
Ao levar algum problema para o gerente, faça isso não em tom de agressividade, mas sim como alguém que está preocupado com a loja. Usando o exemplo da caixa que foi levada indevidamente para o depósito, você pode dizer para o gerente que decidiu informar o problema porque isso pode gerar problemas como o vencimento do produto, divergência no estoque e etc.
Informar o gerente sobre um problema é algo positivo, mas leve a ele apenas assuntos relevantes. Não queremos ser conhecidos como dedo duro ou como melindroso, do tipo “não me toque não me rele” que por qualquer coisa corremos falar com o gerente.
Outro ponto importante é comunicar o seu supervisor para que ele possa estar a par dos acontecimentos.
Fortaleça as suas amizades com todos aqueles que você tem contato nas lojas que visita e isso incluem os seus concorrentes.
Podemos e devemos continuar fazendo a politica da boa vizinhança. Devemos evitar ao máximo qualquer atrito com qualquer pessoa nas lojas que visitamos. Se agirmos corretamente vamos ganhar o respeito e a confiança de todos que temos contato em cada loja que visitamos.
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Fundador do PDV CRIATIVO
Possui mais de 20 anos de expertise no varejo com cases de sucesso em empresas como: Selmi, Mabel, Marilan, Itaipava, M Dias Branco entre outras.