Apesar da sua grande força e forte tendência, o marketing digital ainda não conseguiu explorar o que o merchandising no pdv consegue: proporcionar experiência de compra ao Shopper - pessoa que compra o produto a ser consumido por ela mesma ou por outros.
Sabemos que é no pdv que a decisão de compra é tomada, mesmo quando o shopper ja fez suas pesquisas previamente na internet.
Por isso mesmo, a comunicação no pdv tem sido mais fundamental do que nunca.
A concorrência está cada vez mais acirrada e nessa hora o que vale mesmo é a criatividade para o encantamento do consumidor, proporcionando excelente experiência de compra e, por conseqüência, aumento no volume de vendas. Estamos falando de "merchandising", poderosíssimo aliado das marcas, que se for aplicado de forma inteligente e criativa, seguindo padrões e formatos determinados por cada tipo de varejo (convencional, atacado, atacarejo), tem grande chance de tornar qualquer ação promocional num verdadeiro sucesso de vendas.
“O primeiro passo para o sucesso do merchandising no PDV é a formação de equipe muito bem selecionada e treinada, que desenvolve exposições altamente criativas para impactar o consumidor, encantando-o.”
É muito importante, além de beleza e criatividade na exposição, que os produtos estejam bem apresentáveis, sem embalagens avariadas, precificados, acessíveis e dentro do prazo de validade. Um diferencial a ser considerado é o fato do produto e comunicação da exposição serem autoexplicativos, pois consumidor com dúvidas, não compra.
As embalagens devem ter boa comunicação visual e seguir padrões determinados pela legislação, com todas as especificações do produto. Além disso, podem ser utilizados folders explicativos, displays interativos e também contar com a presença de um promotor de vendas preparado para prestar todas as informações necessárias ao consumidor.
De nada adianta a elaboração de estratégias de marketing complexas e cuidadosamente estudadas, com vários canais de divulgação e gastos altíssimos com verbas publicitárias, se lá no pdv, onde tudo acontece, tiver falhas graves: produtos mal expostos, sujos, amassados, sem preços e/ou vencidos. Isso tudo, além de ser grande desrespeito com o consumidor, certamente trará muitos prejuízos à marca e ao varejo em questão.
O primeiro passo para o sucesso do merchandising no pdv é a formação de equipe muito bem selecionada e treinada, que desenvolve exposições altamente criativas para impactar o consumidor, encantando-o. Patrícia Lanzoni