QUEM SOMOS
CAPACITAÇÃO
CURSOS ONLINE
EBOOKS
TREINAMENTOS
NAQ PDV
MINUTO PDV
SOLUÇÕES
PROMOBI
O CRIATIVO
FALE CONOSCO
BOAS PRÁTICAS DE MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA.
Conquistar um shopper e transformá-lo em consumidor da sua marca envolve algumas etapas, desde o processo de produção do produto até a exposição dele no varejo. Mas vamos ao que interessa aos nossos leitores: o merchandising no ponto de venda. Separamos três boas práticas que mudam a forma como o shopper vê os produtos e facilitam a compra. São elas:
1. Indique
É preciso indicar onde estão as categorias de produtos por meio de sinalizações que conduzam o cliente a determinados pontos estratégicos do ponto de venda. Não precisa ser necessariamente uma placa de preço, mas algo que indique uma oferta ou o caminho até o caixa, por exemplo. Alguns varejistas esquecem isso porque já conhecem o lugar, mas o shopper talvez nunca tenha entrado no estabelecimento. Não permita que o cliente se sinta perdido dentro da loja e por causa disso abandone a compra.
2. Informe as promoções
Quando algum produto está com o preço atrativo, se existem brindes ou cupons de desconto, informe. Parece meio óbvio, mas por falta de informação dentro do PDV, promoções podem não ter o resultado esperado já que não foram vistas pelo shopper. Aqui também é importante lembrar que na hora de colocar alguma placa sobre um brinde ou oferta, as informações devem ser verídicas, simples e diretas. Lembre-se que propaganda enganosa é ilegal.
3. Mostre os diferenciais
Materiais como placas, manequins, adesivos de gôndolas e displays mostram para o shopper que o seu produto está ali e que ele possui um diferencial. Se possível, coloque-os em locais do PDV onde haja maior tráfego e na altura em que ninguém precise se abaixar nem levantar a cabeça para ler. Aqui, vale usar letras grandes, cores contrastantes e mensagens bem objetivas. Isso não significa inundar o local com placas coloridas e “esconder” os produtos. Outra forma de mostrar o seu produto é oferecendo degustação, demonstração ou mesmo mostrar um vídeo explicativo sobre o produto ou ação promocional. Mais uma vez quero te lembrar a soltar a imaginação.
O merchandising no ponto de venda é o diferencial do seu produto. Não se esqueça disso! Ficou com alguma dúvida ou tem alguma outra prática para compartilhar? Deixe seu comentário logo abaixo.
Um forte abraço a todos e até o próximo artigo!