Juntar produtos que têm relação um com o outro pode fazer com que o cliente compre por impulso ou conveniência. A prática tem se tornado comum no varejo e é conhecida como cross merchandising. Muitos profissionais esquecem que o objetivo primordial dessa ação é aumentar a rentabilidade da loja, e não apenas as vendas. Neste post, separei 3 boas práticas em cross merchandising para te ajudar a fazer sucesso no PDV.
Mais do que cruzar produtos aleatoriamente, pense como consumidor. As associações costumam funcionar quando a pessoa lembra daquele produto na hora da compra e sente que sua experiência de compra foi melhor por causa disso. Combinações como refrigerante e snacks, energético e vodca, leite com cereais achocolatados, por exemplo, são bem comuns no varejo. Jamais force a barra. Imagine que você esteja passando pelo corredor de alimentos para bebês e encontra lenços umedecidos ao lado da papinha. Além de causar estranhamento, o consumidor pode se sentir forçado a adquirir aquilo e aí mesmo é que vai abandonar o produto.
A forma de apresentação do cross merchandising muda dependendo do perfil de loja. Em um estabelecimento popular, grandes cestões com produtos em promoção podem ser bem interessantes. Fitas penduradas na prateleira com produtos são uma boa alternativa para o cross. Em uma gôndola com macarrão e molho de tomate, o queijo parmesão ralado pode estar preso por uma fita entre os dois produtos. Já em mercados voltados às classes A/B, é mais interessante usar displays mais sofisticados, com iluminação interna, por exemplo. Esses displays podem ser fixados em “esquinas” de corredores, próximo aos caixas e em lugares subaproveitados.
Também é importante lembrar que antes de realizar um cross merchandising deve se ter a certeza que aquela execução é permitida por lei ou não. Um exemplo nesse caso é o amendoim com a cerveja que em São Paulo é proibido, mas que em outros estados não são. Por isso é importante saber tudo sobre o produto que você representa e quais são as alternativas para se realizar um cross merchandising certo no local certo. No caso do amendoim uma alternativa, pelo menos onde a lei vigora, seria por no corredor de refrigerante.
Com boas práticas em cross merchandising, você pode aumentar o tráfego de clientes em seções de produtos com giro mais rápido, fazendo o cross com um produto de giro menor. Isso aumenta a lucratividade do varejo, e, automaticamente, a demanda para a indústria.
Espero que tenha gostado das dicas e nos inspire através dos seus comentários.
Fundador do PDV CRIATIVO
Possui mais de 20 anos de expertise no varejo com cases de sucesso em empresas como: Selmi, Mabel, Marilan, Itaipava, M Dias Branco entre outras.