og:description
Depois de investir tempo, esforço e dinheiro para contratar os melhores profissionais possíveis, você tem outro desafio que é manter este profissional, principalmente se ele for um talento. E quando falamos de promotores de vendas isso não é diferente. Se você é Supervisor de Merchandising já deve ter feito a seguinte pergunta: O que devo fazer para reter os meus talentos? Salário, plano de saúde, plano odontológico e outros benefícios, geralmente são as principais coisas citadas por aqueles que decidiram sair da empresa que trabalhavam para entrar em outra. Perdi a conta de quantas vezes escutei supervisores dizerem que membros da sua equipe decidiram sair da empresa para entrar em outra porque receberam uma oferta de cem reais a mais no salário. É claro que o salário e os benefícios são fatores importantes quando falamos em reter os talentos da nossa equipe, mas não são os únicos. Aqui estão algumas estratégias que te ajudarão a manter os talentos da sua equipe:
Não faça com que os promotores da sua equipe se sintam sobrecarregados. Permita que se sintam seguros em seu trabalho. Cumprimente-os e converse com eles chamando ou usando sempre o seu nome, informando-os de que você sabe quem eles são e quais as suas contribuições para a empresa. Obtenha sua opinião sobre regras ou alterações que talvez precisem ser feitas. Encoraje a definição de metas e permita que façam suas próprias escolhas sempre possível.
Nada dá mais motivação para uma pessoa do que trabalhar em uma empresa e saber que não ficará naquela função a vida toda. Com o promotor isso não é diferente, ele também precisa ter essa perspectiva de crescimento profissional. Agora não basta apenas dizer que a empresa dará oportunidades para isso e não cumprir, pois isso será um tiro que sairá pela culatra. O que poderia ser uma maneira de reter seus talentos acaba sendo uma maneira de perder seus talentos e pior ainda ter o nome da empresa manchada no mercado como sendo uma empresa que apenas promete, mas que nunca cumpre suas promessas.
É de suma importância dar feedback sobre o trabalho realizado e estar disposto a ouvir, mas ouvir de verdade. Você pode aproveitar ocasiões como as reuniões da empresa ou mesmo nos encontros de grupos para poder fazer isso, mas não hesite em fazer isso individualmente e pessoalmente com cada membro da sua equipe. A comunicação é uma via de mão dupla, dê e aceite sugestões para resolução de problemas. Esteja disponível e aberto quando seu promotor solicitar sua orientação. Mantenha seus principais talentos informados sobre o que está acontecendo com a empresa - não deixe os rumores assumirem. Se houver problemas ou retrocessos, comunique isso.
Crie ocasiões de aprendizado e capacitação para os seus promotores. E isso é possível não só em sala, aliás é melhor quando o fazemos fora da sala. Reuniões em sala têm sua importância e contribuem para que o promotor possa ter o conhecimento necessário para desenvolver seu trabalho do dia a dia, mas precisamos procurar maneiras de potencializar esse aprendizado ao ajudar a nossa equipe com a capacitação em campo. Quer um exemplo prático disso? Pois bem, eu mesmo quando era promotor tive uma oportunidade de aprender técnicas de vendas quando o vendedor me convidava a participar de uma negociação com um cliente. Após a visita ele me fazia perguntas específicas sobre como foi o atendimento e quais argumentos foram cruciais para que a negociação acontecesse. São coisas como essas, que fazem grande diferença quando falamos em reter os talentos de nossa equipe.
Não se esqueça de reavaliar o planograma periodicamente. Por meio de relatórios e avaliações é possível fazer mudanças e melhorias no seu PDV. Um exemplo são os resultados alcançados por meio de cálculo de número de vendas, que podem indicar qual ação foi mais efetiva.
Bonificações monetárias são uma boa maneira de motivar e reter nossos talentos, mas não são as únicas.
Às vezes o que o seu promotor apenas espera é que reconheçamos o esforço e o trabalho que ele tem feito. E isso pode ser feito apenas com um elogio sincero. Falando nisso o que você acha que daria mais resultado: Você dizer apenas “Bom trabalho” ou dizer, “Nelson você está de parabéns pela conquista desse ponto extra sem custo para a empresa”. Melhor ainda seria que após o elogio você pudesse presenteá-lo com algo que possa deixa-lo ainda mais motivado e com vontade de fazer isso mais vezes e em outras lojas do seu roteiro. Que tal presenteá-lo com um kit de produtos ou mesmo com um almoço, enfim algo que represente o quanto aquilo que ele fez é valioso e importante?
A fim de reter os talentos, você deve fazê-los sentir-se valorizados, respeitados e valiosos. Acima de tudo, um processo efetivo de seleção e contratação constrói a base para todas as estratégias mencionadas aqui. Se seguir essas dicas será recompensado, não apenas com a retenção de seus colaboradores, mas também com profissionais leais que contribuem para o sucesso de empresa em longo prazo.
Você tem feito alguma coisa para reter os talentos que tem dado certo? Compartilhe conosco e nos ajude a enriquecer ainda mais esse artigo.