As estratégias de trade marketing são ótimas maneiras de alavancar a venda de produtos no varejo. De acordo com um estudo da Nilsen, 70% dos consumidores brasileiros decidem que produto levar, dentro do PDV. Nessa lógica de “demonstrar é preciso”, que tal apostar em uma ação de degustação efetiva?
Conquistar o consumidor pelo paladar é uma ótima maneira de fidelizá-lo e dar visibilidade para o seu produto. Separamos três recomendações básicas que podem auxiliá-lo nesse processo:
É importante contar com profissionais que saibam explicar o produto oferecido, estimulem a venda e atinjam as metas propostas pela campanha de trade marketing.
Nesse aspecto, é fundamental a participação de um bom supervisor de merchandising. Ele deve ter habilidade em gestão para equilibrar ações e conhecimento em recursos humanos para lidar com promotores, além de visão estratégica para atuar nos pontos mais importantes. Portanto, invista em treinamentos para seus colaboradores que irão atuar em uma ação de degustação. É fundamental que os profissionais saibam ouvir o cliente e fornecer todas as informações sobre o produto promovido. Também deve explicar o motivo de um certo item ser melhor do que o da concorrência e contornar possíveis críticas que possam surgir por parte do cliente.
A maneira e como expomos os produtos é muito importante numa ação de degustação. Esses devem estar posicionados em um lugar estratégico, de alta circulação de pessoas. Além disso, a estrutura montada deve chamar a atenção de quem passa pela loja.
Por isso, recomendamos que se invista em bons materiais de divulgação, para que os resultados sejam atingidos de maneira facilitada. Você dispõe de um balcão promocional no seu ponto de degustação? E de um banner? Vale a pena pensar nisso. Afinal, é no PDV que o cliente tem contato direto com o produto e utiliza todos os sentidos para fazer suas escolhas: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Em um ambiente cada vez mais conectado e 3.0, supervisores de merchandising devem ficar atentos às novas possibilidades de estratégia. Por exemplo, a mesma tática da ação de degustação pode ser melhorada e proporcionar experiências incríveis nas redes sociais.
Me recordo de uma ação de degustação bem bacana promovida pelo Habib’s, que selecionou alguns perfis – formadores e influenciadores de opinião e público-alvo – para receber o novo sanduíche da marca. Na carta enviada junto ao produto, o Habib’s convidava cada pessoa a indicar o produto pelo Twitter a três amigos que ganhariam um voucher do novo sanduíche. Dessa forma, além de promover o lançamento pelo Twitter, a marca estimulava a disseminação espontânea.
Reforçamos a importância dessas três dicas, mas também é válido destacar o papel que o planejamento possui em uma ação de degustação. É importante fazer a mensuração de resultados de vendas – essas informações obtidas por meio dos clientes no PDV podem ser úteis em uma nova ação de degustação.
E você, como pensa a organização de sua ação de degustação? Restou alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Compartilhe conosco pelos comentários!