Quantas vezes ouvi promotores falarem que gostariam de ser criativos e fazer trabalhos diferenciados no PDV. Talvez você mesmo já tenha dito isso e até mais de uma vez. O fato é que, ser criativo é um processo inerente aos seres humanos que nos acompanha a vida toda, pois criatividade nada mais é do que a capacidade de gerar novas ideias. Pode estar certo de que não existe um profissional com maior capacidade e oportunidade para gerar novas ideias no PDV do que o promotor.
Como promotor sempre soube que o fator criatividade seria uma das coisas que me ajudaria a diferenciar o meu trabalho dos demais, seja da concorrência ou dentro da empresa, afinal eu queria conquistar não só o melhor espaço na loja, (coisa que todo bom promotor busca fazer com excelência) mas também queria ser reconhecido na empresa e claro, galgava por novas oportunidades e sabia que se eu fosse criativo poderia acelerar esse processo. E foi o que aconteceu, sempre que tinha a oportunidade de desenvolver algum trabalho, buscava fazer algo diferente. Vou confessar que havia momentos que mais de uma vez eu tinha o espaço, os produtos e de momento não sabia o que fazer de diferente, mas sabia que não poderia perder a oportunidade e até começava a fazer o trabalho e logo a criatividade aparecia.
Vou contar uma história para ilustrar a importância do promotor ser criativo. Logo que iniciei a minha carreira como promotor de vendas, não entendia muito bem qual era a real importância de um profissional de merchandising, para falar a verdade na época nem sabia o que era merchandising. Como muitos na época, não havia recebido um treinamento (infelizmente isso acontece com muita frequência até hoje) mais profundo da função de um profissional de merchandising. Mas para minha sorte conheci um promotor que era muito criativo, aliás havia muitos, mas o que me chamou a atenção para esse especificamente, foi exatamente o fato dele andar com um álbum com as fotos de seus trabalhos. Ele tinha o prazer de mostrá-lo não só para outros promotores, mas também usava aquele álbum como argumento na hora de conversar com o gerente ou encarregado da loja para realizar um trabalho criativo. Na maioria das vezes ele tinha sucesso, já que os trabalhos chamavam bastante atenção. E isso também foi o trampolim para que ele fosse promovido, os gerentes e encarregados das lojas do seu roteiro diziam para o supervisor dele: “Esse rapaz merece ser promovido, imagine o que ele ensinaria para uma equipe”? E foi exatamente o que aconteceu, ele foi promovido a coordenador de merchandising e está na empresa até hoje.
Às vezes o promotor pensa que fazer um trabalho criativo é fazer uma superprodução no PDV, colocar uma Ferrari ou um avião na loja, claro que seria ótimo poder atingir tal magnitude, mas muitas vezes um trabalho pequeno ou mesmo de menores proporções também pode ser criativo e gerar vendas, portanto não subestime nenhum ponto extra que receber na loja, apenas use a criatividade ou procure fugir do óbvio. Uma boa dica é buscar novas ideias no Portal PDV CRIATIVO.
E você, quer contar sua experiência ou mesmo dizer quais tem sido os seus desafios com relação a desenvolver trabalhos diferenciados? Então, comente ou nos envie um e-mail para contato@pdvcriativo.com.br
Um forte abraço a todos e até o próximo post!