Funcionalidade, agilidade e comodidade ao cliente são palavras-chave para o trabalho bem feito de um promotor de vendas. Pensando nisso, criamos um roteiro com seis passos para ajudar o profissional de merchandising a avaliar as gôndolas e montar PDVs cada vez melhores. São eles:
1. Estimar volume de produtos
Antes de organizar uma gôndola, é indispensável estimar o número de itens expostos e a saída deles no local. Essa não é apenas uma medida para melhorar a exposição dos produtos, mas para que o tempo de ruptura e reposição sejam os menores possíveis. Dessa maneira, você fica seguro de que vai haver quantidade suficiente de produtos na gôndola até a próxima reposição.
2. Fazer acompanhamento
O promotor de vendas precisa se mostrar presente nos pontos de vendas que visita. Não estou dizendo com isso que deva passar o tempo todo dentro da loja, mesmo porque isso não é possível, mas que deve fazer um planejamento que envolva mais visitas ao PDV para checar se está tudo como ele deixou da última vez. Apenas como exemplo, o promotor que se faz presente jamais será surpreendido com a ruptura de seus produtos ou mesmo com problemas de validade.
3. Prezar pela organização
A organização já começa na hora do planejamento. Checklists costumam ajudar o promotor de vendas a evitar retrabalho e não esquecer tarefas importantes. Está contida na organização a disposição dos itens nas gôndolas. De nada adiantará colocar produtos desconhecidos ou de baixo giro num espaço nobre, por exemplo. É preciso saber o público-alvo do seu produto para pensar na melhor forma de exposição no varejo. Limpeza também é um item bem importante no planejamento.
4. Apostar na sinalização
Todos os preços devem estar legíveis nas gôndolas, ilhas, pontos extras, etc. Ninguém gosta de comprar um produto sem saber quanto custa. Investir em sinalização é simples e pode ajudar o cliente a ter uma melhor experiência de compra.
5. Reavaliação
Não se esqueça de reavaliar o planograma periodicamente. Por meio de relatórios e avaliações é possível fazer mudanças e melhorias no seu PDV. Um exemplo são os resultados alcançados por meio de cálculo de número de vendas, que podem indicar qual ação foi mais efetiva.
6. Observar a concorrência
Veja o que o concorrente está fazendo. Você pode usar exemplos como inspiração ou até mesmo para saber o que não fazer.
E você o que tem feito para ter sucesso na execução? Use o campo de comentários e nos ajude a enriquecer ainda mais esse post.