Confira 03 dicas infalíveis para estabelecer um bom relacionamento com a equipe no ponto de venda. Sempre digo que o bom relacionamento é uma das características mais importantes do profissional de merchandising no ponto de venda, afinal ele mantém contato com várias pessoas das mais diversas áreas tais como:
Gerente de Trade Marketing
Gerente de Vendas
Supervisor de Vendas
Vendedores
Promotores (colegas de profissão)
RH
Gerente de Loja
Encarregado
Comprador
Repositor
Segurança
Estoquista
Caixa
Fiscal de Caixa
Limpeza
Atendentes
Concorrentes
Consumidores
Essa lista nos dá uma idéia do potencial que esse profissional tem quando se trata de relacionamento. Quando falo que há um potencial é porque infelizmente há muitos promotores que não tiram proveito disso.
Na prática como o promotor pode fazer uso do bom relacionamento? Vou mencionar aqui apenas três dicas que podem fazer toda a diferença:
Ao dar entrada em qualquer loja, o promotor deve criar o hábito de cumprimentar o gerente ou encarregado, mas deve fazer isso de uma maneira que deixe claro que você esteve ali.
Se possível cumprimente com um aperto de mão e se identificando – “Bom dia sou Fulano de tal promotor da empresa X, tem alguma recomendação? Posso iniciar as minhas atividades?
Parece muito básico não é mesmo? Na verdade é algo muito simples, mas ao mesmo tempo muito importante, portanto se deseja ampliar ou manter um bom relacionamento é necessário que continue estabelecendo essa conexão sempre.
O promotor também deve cumprimentar o repositor assim que entra na loja, pois há situações em que se delegam à ele algumas responsabilidades e assim, nesses casos, ele também tem autonomia para tomar algumas decisões com relação a sua seção, o bom relacionamento também poderá estreitar as relações profissionais.
Ao sair da loja há ainda outra oportunidade para estreitarmos o relacionamento. Na maioria das lojas onde o promotor visita, faz parte da sua rotina assinar algum tipo de liberação, seja um livro ou aquilo que chamamos de “papelzinho” de saída. Nesse momento o promotor pode aproveitar para convidar o gerente ou encarregado do setor para ver o seu trabalho. Isso vai transmitir tanto o seu profissionalismo como também irá fazer com que o responsável pela loja deposite confiança em seu trabalho.
Realmente podemos ver a importância de cultivar um bom relacionamento no PDV. Nesse artigo citei apenas 03 exemplos. No artigo “Promotor de vendas – A importância do relacionamento e sua carreira”
abordo outros fatores importantes que podem fazer toda a diferença para o crescimento profissional do promotor de vendas.