Quem não fica encantado com um trabalho bem executado no ponto de venda não é mesmo? Os trabalhos diferenciados desenvolvidos por alguns promotores de merchandising são mesmo de encher os olhos.
Não há como não se encantar ao ver trabalhos com diversos formatos nas lojas que visitamos, seja um caminhão, barco, trem, avião, trator, tanque de guerra, etc. Nunca viu trabalhos assim no ponto de venda? O nosso portal está repleto de trabalhos como esses que não só nos causam admiração como proporcionam um giro muito mais rápido de produtos.
Essa maravilhosa técnica de merchandising é conhecida como Exibitécnica, mas talvez você pergunte: o que é isso?
Exibitécnica é uma técnica de merchandising visual como o próprio nome já diz, é a técnica de exibir e expor um produto de forma criativa e, quando bem executada, pode aumentar consideravelmente a venda de qualquer produto.
Só para que vocês possam ter uma idéia, recentemente dei um treinamento prático de merchandising (treinamento esse em que ensinamos a equipe a desenvolver trabalhos diferenciados no PDV) e um dos gerentes de vendas me disse que depois do curso fizeram uma campanha para que seus promotores pudessem desenvolver os trabalhos que haviam aprendido. O resultado foi fantástico: tiveram experiências onde haviam clientes que normalmente vendiam cerca de 10 a 15 caixas de determinado produto por mês e com a exibitécnica, passaram a vender 200 caixas por mês do mesmo produto (1233% de crescimento). Isso para citar apenas uma das lojas, segundo o que ele me informou esse não foi um caso isolado.
As exibitécnicas são realmente ferramentas poderosas. É o que podemos chamar de artilharia pesada no ponto de venda. E aqui temos a figura do promotor de vendas como sendo o homem de frente do campo de batalha que é o principal responsável para que essa técnica seja muito bem aplicada.
Claro que uma das coisas que mais chama a atenção em uma exibitécnica é o impacto visual, mas é preciso muito mais que isso para atingir o objetivo. Sempre digo que não podemos realizar um trabalho lindo, mas que não seja funcional, ou seja, de nada adiantaria, por exemplo, realizar um trabalho lindo, maravilhoso, mas que não tenha o apelo necessário para os produtos, ou que o trabalho seja montado de uma maneira que o cliente tenha medo de pegar os produtos, achando que pode desmanchar aquela “obra de arte”.
É necessário que o consumidor/shopper seja atraído e sinta-se a vontade em pegar o produto, sabendo que nada vai cair e que também não estará desmanchando nada. Outra coisa muito importante numa exibitécnica é o uso de precificadores compatíveis. Um trabalho de grande destaque merece um cartaz de preço que também dê o devido destaque, mesmo porque se houver um cartaz a chance de atrairmos o cliente é ainda maior.
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