Agregar valor aos negócios é uma das incansáveis metas da indústria e varejista ou de qualquer empresa não é mesmo? Sem dúvida alguma. Como agentes de venda, mais uma vez o profissional de merchandising entra em cena. Afinal é ele o responsável em explorar as técnicas de merchandising e fazer com que as coisas aconteçam ou mais especificamente falando, para que a venda aconteça. E é aqui que a entra uma das técnicas de merchandising mais utilizadas para que a compra por impulso aconteça, o cross merchandising. Mas afinal o que é cross merchandising?
De uma maneira simples e objetiva, cross merchandising é a técnica de cruzar produtos que estão relacionados com o consumo. A técnica é simples. Você mesmo já deve ter se colocado na posição como consumidor e agradecido por alguém ter colocado um produto que necessitava e que estava relacionado com outro que estava comprando, um do lado do outro. De modo prático, vamos dizer que você estava comprando macarrão e encontrou um clip strip com queijo ralado, esse é bem tradicional não é mesmo? Outro exemplo, você estava comprando fraldas e encontrou um cross com lenço umedecido, ou comprando salada e do lado viu um cross merchandising com molho para salada.
Como disse anteriormente a técnica é simples e contribui para que o consumidor lembre-se da necessidade da compra relacionada, conforme exemplifiquei anteriormente.
Mas também há outra situação, aquela na qual geramos o desejo de compra através de um cross merchandising bem aplicado. Na prática eu entrei na loja para comprar cerveja, mas o promotor fez um ótimo trabalho com um cross merchandising de amendoim e eu acabei levando pra casa não só a cerveja, mas também o amendoim.
É importante sempre lembrarmos que o produto realmente deve estar relacionado. Imagine que você esteja no mercado comprando um produto em um determinado corredor, com certeza a sua mente está focada naquela categoria. Agora você encontra um cross merchandising de lenço umedecido no corredor de cereais qual será a sua reação? Com certeza você irá ignorar esse produto, por quê? Porque não há relação, não tem sentido aquele produto estar ali.
Geralmente quando falamos sobre cross merchandising só vem em nossa mente, ou pelos menos é o que pensamos primeiro, no giro do produto – esse é apenas um dos aspectos. Outro ponto muito importante é justamente a questão da rentabilidade, pois geralmente trabalhamos com produtos que proporcionam um bom valor agregado e uma boa rentabilidade não só para o fornecedor, mas também para o varejista.
Isso tudo serve como argumento para o profissional de merchandising na hora de fazer uso dessa maravilhosa técnica de merchandising.
Quer continuar esse assunto? Deixe o seu comentário, sua opinião ou conte para nós o seu case de sucesso. Forte abraço a todos, boas vendas e até a próxima.